Conseguir tempo para tudo o que queremos fazer é,
principalmente nos dias de hoje, uma das maiores dificuldades para quem quer
ter sucesso no mundo dos negócios. O tempo parece fugir-nos por entre os dedos,
fazendo com que nunca tenhamos oportunidade para fazermos tudo àquilo que
queremos, acumulando tarefas para o dia seguinte. E com isso surge um efeito
bola de neve: acumula-se uma tarefa para o dia seguinte, depois para o outro,
para outro e para o outro, até que chegamos a um momento em que não temos mais
como concentrar-nos no essencial e acabamos por deixar trabalho acumulado por
fazer.
Para quem quer triunfar seja no seu próprio negócio
ou a trabalhar para outra pessoa, controlar o tempo torna-se uma ferramenta
fundamental, de modo a ser mais eficiente, estando um passo à frente de toda a
concorrência e conseguindo produzir mais e melhor que o colega do lado.
Controlar o tempo significa ter horas vagas para analisar o mercado, ver como
os concorrentes trabalham ou estudar os problemas da sua empresa. Com horas
livres acabará por concentrar-se mais no modo como as coisas são feitas para
deixar de ser apenas um produtor. Numa entrevista realizada à pouco tempo foi
perguntado a Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, como gasta a
maior parte do seu tempo quando está no escritório. Ele respondeu “lendo”.
Buffet analisa o mercado antes de actuar e entende a importância de estar
sempre um passo à frente dos concorrentes.
Steven Covey no seu livro “ Os 7 hábitos das
pessoas altamente eficazes”, conta a história do lenhador que está
constantemente a cortar árvores mas não para um segundo para afiar a sua serra
pois apenas está concentrado em trabalhar. Com mais tempo livre você terá mais
tempo para “afiar a sua serra”, conseguindo ser mais produtivo, melhorando as
suas técnicas produção e com isso ser mais eficiente, melhorando a qualidade do
seu trabalho.
IDENTIFIQUE SE ESTÁ
REALMENTE A CONTROLAR O SEU TEMPO
Muitas vezes pensamos que controlamos todas as
horas que despendemos a trabalhar mas no final do dia acabamos sempre por ter
trabalho acumulado e tarefas para fazer em casa. Levar trabalho para terminar
em casa, quando essas horas deveriam ser para passar mais tempo com a sua
família e amigos, é o maior problema de quem não organiza bem o seu dia. É
importante ter tempo para tudo: trabalho, família, lazer, estudo ou desporto.
Quem não organiza bem o seu dia normalmente está concentrado em apenas uma ou
duas tarefas, pensando que não tem tempo para fazer o resto e espera que a
esposa compreenda que tem que trabalhar muito ou que depois compensa aquela
corrida que não deu ao final da tarde porque teve que ficar a terminar um
relatório.
Você NÃO estará realmente a
controlar o seu tempo se:
·
Está
apenas concentrado em trabalhar, deixando para lá outras tarefas básicas para
si como passar tempo com a família ou a ver um bom filme.
·
Sente que
está constantemente a produzir sem parar para pensar o que está a fazer.
Sente-se uma máquina que faz tudo sempre igual.
·
Acumula
trabalho ao final do dia, fim-de-semana e férias. Para si todos os dias do ano
são para trabalhar pois tem sempre trabalho para fazer.
·
Quando
lhe perguntam se está bem você responde sempre que “tenho tido muito trabalho
para fazer, não paro”.
·
Começa o
dia, mas sente que tem muito para fazer e não sabe por onde começar. Para si
todas as tarefas têm um peso igual e são todas essências.
SETE DICAS PARA
CONTROLAR O SEU TEMPO JÁ A PARTIR DE HOJE
Se realmente as frases anteriores pareceram-lhe
extremamente familiares é importante que siga os passos que vou falar a seguir.
Controlar o tempo não é uma tarefa fácil e, tal como a disciplina pessoal, pode
levar meses a ser aprendida. Uma pessoa que toda a sua vida foi desorganizada
não pode querer ser uma máquina de organização de um dia para o outro. É um
processo que demora tempo e deve ser interiorizado, para que comece a fazer
parte da sua vida.
1. ESCREVA COMO
DESEJA PROGRAMAR O SEU DIA
Para realizar esta tarefa aconselho que tenha uma
agenda. Apenas porque se usar uma simples folha de papel, terá sempre tendência
para colocar no bolso ou num canto da secretária e isso será o suficiente para
que algumas vezes chegue ao final do dia sem saber do seu simples papel. Com a
agenda terá sempre o seu dia bem organizado e ainda com a possibilidade de
consultar o que realizou no dia anterior, procurar números de telefone ou
moradas.
Se vai organizar o seu dia de manhã ou na noite
anterior isso já depende do seu gosto pessoal. Qualquer uma das duas opções tem
os seus prós e contras. Eu pessoalmente prefiro organizar-me na noite anterior,
pois aí ainda tenho o dia que passou bem presente na minha cabeça e garanto
também dois momentos para pensar na minha organização diária: na noite anterior
e de manhã quando acordo e vejo o meu dia organizado.
2. DEFINA BEM AS
SUAS PRIORIDADES
Quando comecei a organizar o meu dia uma das
maiores dificuldades foi definir o que era realmente era essencial ou não.
Quando preenchemos a nossa agenda colocamos lá uma lista equivalente a uma
lista de supermercado e pensamos que está ali organizado o nosso dia. Nada mais
errado que isso pois nem todas as tarefas a realizar têm a mesma importância.
Quando realizar a sua lista defina quais os
assuntos mais importantes a trabalhar. Por vezes um número à frente por ordem
crescente devido à sua importância é suficiente. Ir ao supermercado nunca será
tão importante como uma reunião com um cliente que pretende fechar um negócio. Não se perca com assuntos que
pouco podem aumentar a sua produtividade.
3. NÃO PLANEJE APENAS
O DIA, MAS SIM A SEMANA OU ATÉ O MÊS.
Falar-se em organizar o tempo muitas vezes pensamos
apenas no momento, no dia em si. Quando falo em planear não falo apenas em
escrever uma lista no seu papel para realizar naquele dia, mas sim planear a
sua semana ou mesmo o mês. Mas para que ser realizar planos a tão longo prazo?
·
Primeiro,
planear a semana ou o mês não significa planejar a longo prazo. Poderemos
considerar a longo prazo um ano ou mais.
·
Saber o
que vai fazer durante toda a semana pode evitar com que deixa tudo para última
da hora. Imagine que numa semana tem 17 tarefas indispensáveis a realizar. Se
optar por realizar apenas uma tarefa indispensável nos dois primeiros dias da
semana, irão restar-lhe mais cinco dias com três tarefas indispensáveis todos
os dias. Este género de pressão e desgaste seria evitável se tivesse planeado a
semana.
·
Se tiver
um plano do seu mês poderá imaginar o que quer para o seu futuro. Se planear
diariamente estará constantemente a “apagar fogos”.
4. DEFINA UMA HORA
DE TÉRMINO
Lembra-se daqueles colegas de faculdade que
deixavam para o último dia o trabalho e que milagrosamente conseguiam fazê-lo?
É obvio que a qualidade nem sempre era melhor, mas era um fato que o trabalho
aparecia feito. Mas como isso era impossível? Como aqueles alunos que pouco
faziam durante o período todo de realizar o trabalho conseguiam fazer aquilo à
última da hora?
A resposta a esta pergunta chama-se Lei de
Parkinson. Esta lei diz que “maior será a sua capacidade de concentração quanto
menos for o tempo disponível para realizar uma tarefa”. Ou seja, o que aqueles
alunos que deixam tudo para última da hora estão a fazer e concentrar-se apenas
naquele trabalho porque têm pouco tempo para o realizar, mesmo que isso
implique não dormir.
É óbvio que não aconselho-o a deixar tudo para
última da hora muito menos a deixar de dormir. O que digo é para colocar uma
hora de término e que cumpra essa hora. Dessa forma irá se sentir pressionado a
realizar essa tarefa, concentrando-se apenas nisso e elevando todo o seu
potencial.
5. NÃO EXAGERE NA
QUANTIDADE DE TAREFAS
Muitas vezes queremos fazer tudo e acabamos por não
fazer nada. Não adianta criar uma lista enorme de tarefa e depois não conseguir
cumprir metade delas. Quando realizar a sua lista coloque apenas um número
possível de tarefas a realizar. Aconselho até que opte por colocar tarefas a
menos e vá experimentando e veja qual a sua capacidade diária para realizar
tarefas. Eu coloco diariamente no máximo três tarefas indispensáveis para o meu
dia. Mais que isso é prometer algo que não posso cumprir e não é esse o
objectivo. Se tiver só uma tarefa indispensável melhor, pois aí terá a certeza
que irá cumpri-la.
6. DÊ UMA
RECOMPENSA A SI MESMO
Conseguir completar tudo aquilo que se propôs é sem
dúvida uma vitória pessoal pois significa que organizou-se bem e foi produtivo.
O passo a seguir a completar todas as suas tarefas será sentir-se compensado
pela sua vitória. Isso mesmo como se faz com as crianças quando têm uma boa
nota numa prova. Dê um presente a si mesmo.
Passe uma hora com a família, vá correr ou veja um
jogo de futebol. Nesse momento aproveite a sensação de dever cumprido e relaxe.
Não caia no erro de pensar que tem algum tempo livre então vai aproveitar para
conseguir completar mais algumas tarefas que nem sequer estavam programadas.
Não há mal nenhum em ter um tempo só para si.
7. NÃO SEJA ESCRAVO
DA SUA AGENDA
Peço bastante atenção para este último ponto.
Organizar o seu dia serve para que seja mais produtivo e tenha mais tempo livre
para si. Por vezes as pessoas tentam organizar-se mas acabam cada vez mais
ocupadas. Isso acontece porque passam a servir a agenda em prol do contrário.
Se isso acontecer pare e analise a forma como está a gerir o seu dia. Não seja
um escravo da sua agenda.
Pensar em organizar o nosso dia é um assunto
bastante interessante, que pode ser de grande utilidade para quem quer
conseguir vencer no mundo dos negócios. Mas como já disse anteriormente, não é
uma tarefa fácil e exige persistência, pois terá que ver quais os métodos que
melhor se adaptam a si. Seguir as sete dicas que expliquei no texto é essencial
para que consiga evitar eventuais problemas criados pela inexperiência.
Se já alguma vez tentou organizar o seu tempo
explique como o fez e deixe um comentário. No caso de começarem a experimentar
as nossas dicas partilhe a sua experiência!
Abraços e boa organização
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