Pular para o conteúdo principal

A Salvação está em Jesus Cristo

A SALVAÇÃO EM JESUS

Jesus é a Palavra de Deus, a essência em Colossenses  2:6-7
(Colossenses 2:6) - Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
(Colossenses 2:7) - Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
            Jesus veio para cumprir a vontade do Pai e selar em definitivo o propósito de Deus em nossas vidas, portanto quando vivemos uma vida com Jesus, em Jesus somos separados para cumprir o propósito de Deus neste mundo e na eternidade.
            O preço pelos nossos pecados é a morte a separação, as trevas, mas Jesus veio para pagar esse preço e nos recolocar na posição de filhos de Deus para vivermos uma vida em Cristo, à luz do seu Espírito e nos permitir estar de volta ao Pai, através de Jesus
(João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
            Jesus é o recurso remidor ( nos faz voltar atrás e reparar as veredas, mudar de atitude e comportamento para uma vida nova) O Seu Sangue derramado na cruz paga pelos meus pecados e me recoloca no caminho para viver em verdade na luz que é Jesus. Através de Jesus eu tenho o perdão e tenho o caminho temos a salvação em Cristo Jesus. A nossa salvação foi proclamada desde de o início :
(Gênesis 3:15) - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
            Deus falou a satanás, Deus decretou a derrota de satanás e do pecado através da vinda do cordeiro que tira todo o pecado do mundo. Deus revela que Jesus Cristo viria à terra para pisar e esmagar a cabeça da serpente (satanás) .Deus revela que somente através de Jesus nos temos as armas e as condições para nos limparmos e sermos verdadeiramente perdoados pelos nossos pecados e sermos salvos, mas para isso devemos viver uma vida de santidade. O plano da vinda de Jesus e de sua morte e ressurreição já estavam preparados, agendados antes mesmo da fundação do mundo:

(I Pedro 1:17) - E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
(I Pedro 1:18) - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
(I Pedro 1:19) - Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
(I Pedro 1:20) - O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

            O nome de Jesus é a proclamação para a nossa salvação. Jesus veio salvar de uma condenação eterna, veio resgatar das trevas e nos levar à luz de Deus.
CARACTERISITICAS DE JESUS
1-      JESUS É DEUS ;(João 1:1) - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2-      JESUS SE FEZ HOMEM ; (João 1:14) - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Jesus se fez homem somente porque um homem poderia pagar o preço pelo homem.

3-      Jesus pagou o preço por Ada um de nós ; (Isaías 53:5) - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
4-      Jesus morreu com morte de cruz por nós, Ele deixou de ser Deus para ser homem (II Corintios 5:21) - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
5-      Jesus ressuscitou para uma nova vida e nos levou com Ele para uvivermos uma vida santa e irrepreensível conforme a vontade do Pai. Por isso que Ele é digno de toda a nossa vida, sem reservas, digno de ser o Senhor de nossas vidas.

Em Romanos 6: 4-5
  (Romanos 6:4) - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
(Romanos 6:5) - Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;

(Filipenses 2:8) - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
(Filipenses 2:9) - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
(Filipenses 2:10) - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
(Filipenses 2:11) - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

Tudo isso que lemos testifica que Jesus é Deus e esteve em nosso meio, se humilhou, pagou o preço pelos nossos pecados, morreu por nós, ressuscitou para uma nova vida e nos quer nessa nova vida com Ele por toda a eternidade e pela sua obediência, cumprindo o que foi determinado por Deus Pai Ele foi exaltado nos céus, e se tornou o Dono, o Amo, o Kirius o Senhor de tudo e de todos.
      E por último Ele voltará
(Atos 1:10) - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
(Atos 1:11) - Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
 Jesus é o início e Jesus é o fim Ele virá para colocar um ponto final no ciclo do pecado e iniciar um tempo de eternidade, vida em glória Ele, por todo o sempre.
Existe um termo bíblico ,MARANATA: Significa Ora vem Senhor Jesus.
É necessário entender o que esta escrito em :
(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Eu não preciso mais ficar olhando para as trevas, mas para Jesus e viver à imagem e semelhança de Jesus Cristo, sendo assim um verdadeiro discípulo de Jesus e poder viver em uma Família de muitos filhos semelhantes à Jesus, resgatados do pecado para a honra e glória de Deus.


Amados temos que sempre rever os trilhos que nos levam ao plano de Deus e entendermos que Deus tem um propósito em nossas vidas e tomar posse disso, praticar. Quando começamos a ler e estudar a Palavra de Deus, passamos a conhecer a esse Pai Perfeito e termos cada vez mais sede. Por isso a oração é de suma importância em nossas vidas pois através da oração temos a intimidade, o momento intimo com Deus onde podemos nos arrepender, confessar, e até mesmo ouvir a voz de Deus. Quando passamos a conviver com uma pessoa, conversar, passamos a entender e conhecer a essa pessoa, é isso que Jesus quer de nós que busquemos a intimidade e comunhão com Ele através da leitura para palavra, uma devocional, do estudo da palavra, da oração de momentos de intimidade com Jesus.
Estamos aprendendo que Jesus é a manifestação do propósito de Deus em nossas vidas. Jesus é a forma, o caminho, o nosso resgate do pecado para retomarmos a caminhar com Deus. Para cumprir os propósitos de Deus.
A palavra evangelho significa boas novas, o evangelho de Jesus significa uma boa notícia a de que existe uma saída, ainda existe uma forma, existe um caminho, uma vida e esse caminho, essa vida é uma verdade a qual temos acesso. Ele trouxe uma boa notícia “ Eu vim pagar todas as suas dividas, eu vim te resgatar e sou o seu auxílio e através de mim te dar condições de retornar ao Pai e ser à imagem e semelhança do Pai.
Precisamos aí entender algumas coisas :
1-      O principio do sacrifício substitutivo;
Por que a bíblia nos mostra a necessidade do sacrifício para haja o perdão dos nossos pecados?
Deus sempre age em legalidade, Deus é justo, Deus é a justiça
Vemos uma fotografia que inicia e que explica tudo, explica o porque do sacrifício em Genesis 3:21
(Gênesis 3:21) - E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Deus pega um animal inocente e aí é a primeira vez que o sangue é derramado e a morte se apresenta na terra. Deus usa a pele daqueles animais para fazer vestes novas, porque uma vez nus isso revelava um estado de trevas e quando estamos nus revelamos a nossa condição pecaminosa e Deus com todo o seu zelo e cuidado de Criador, de Pai vestiu a Adão e Eva com a pele de um animal inocente. Isso era o primeiro ato profético a respeito da salvação nesta terra feito pelo próprio Deus. Deus pega um animal inocente que não tem nada a ver com aquela situação de pecado, que nunca fez nada de erra e mata-o para cobrir a Adão e Eva da nudez do pecado.
      Deus revela assim que haverá um dia um santo, puro, inocente, que hoje é simbolizado por um cordeiro, que será o meu filho o qual dará a sua vida para pagar o preço com seu sangue para cobrir o pecado de toda a humanidade e Jesus fez isso por um sacrifício substitutivo. Naquele momento Deus revela que a morte daquele animal era necessária para pagar o preço por Adão e Eva, ou seja, pela sua misericórdia e amor quem morreu naquele momento não foi o homem, mas um outro animal pelo amor do Pai sobre Adão e Eva. A morte desse animal vai trazer algo que cobre o pecado cometido por Adão e Eva. Éramos nós que deveríamos estar na cruz, mas Jesus tomou o nosso lugar, Ele nos substituiu ou seja, assim Deus pagou o preço pois Ele é justo e a forma que Deus tinha que fazer para que não houvesse a ilegalidade foi dar seu único filho por nós, ou seja, Jesus teve que se tornar carne, pecado, para como pecado, pagar o preço pelo pecado.

(Hebreus 10:1) - PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
(Hebreus 10:2) - Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.
(Hebreus 10:3) - Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados,
(Hebreus 10:4) - Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.

Este texto nos revela claramente que apesar de Deus ter usado os animais como um elemento substitutivo, provisório, desde aquele animal que foi usado por Deus para vestir Adão e Eva, até aqueles que eram usados pelos Hebreus no deserto para serem sacrificados para pedir perdão pelos seus pecados eles eram limitados, eram um símbolo, era a confirmação de que Jesus seria o sacrifício vivo que tiraria o pecado da humanidade para todo o sempre. Aqueles homens que ainda não tinha o sacrifício de Jesus de uma forma terrena faziam aquele sacrifício como um ato profético do Jesus faria e aquela representação garantia a eles receberem o perdão pelos pecados. O sacrifício de animais era o símbolo que o sangue teria que ser derramado para lavar, para anular, para cancelar os pecados, estes atos eram atos proféticos que anunciavam o sacrifício perfeito de Jesus por nós. Hoje nos não precisamos mais fazer sacrifício de animais porque o Cordeiro de Deus já o fez por nós e essa aliança, esse sacrifício foi definitivo.

Porque o sangue ?

Ora o sangue que existe em nós nos traz a vida, nos traz a luz da vida e o pecado é a morte. O preço pelo pecado é a vida o derramamento do sangue que é a vida cobriu o pecado, pegou o preço pelo pecado

(Levítico 17:11) - Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.
O sangue representa a vida e a vida dada, através de Jesus, pagou o preço do pecado que havia sobre nós.

Porque o sangue de Jesus?
(Hebreus 9:12) - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
(Hebreus 9:13) - Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
(Hebreus 9:14) - Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
(Hebreus 9:15) - E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

      Só poderia ser o sangue de Jesus por que Ele é Puro, Santo, Inocente. Alguém que não poderia ( qualquer homem )  não tinha condições  de se oferece pelo próprio pois esse já devia muito ao maligno por usar dos seus elementos da trevas ( pecados). Essa divida só poderia ser paga com a nossa própria vida era uma condenação eterna a viver nas trevas, sendo servos do maligno para sempre, mas Jesus sendo o único que poderia fazer, pagar e ressuscitar o fez por nós . o Sangue de Jesus é puro e é o único que possui valor superior ao pecado. Sendo assim somos resgatados para andarmos pelo caminho ( Jesus) numa vida ( Jesus) e numa verdade ( Jesus) vivendo assim à imagem e semelhança de Deus.
      Jesus é chamado de o segundo Adão, porque o primeiro Adão permitiu que o pecado entrasse, atingindo assim toda a humanidade, mas o segundo ( Jesus) permitiu que o seu próprio sangue fosse derramado e pagando assim o preço da morte com a sua vida, Jesus era o único Justo que poderia pagar pelos nossos pecados.

(Lucas 1:34) - E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
(Lucas 1:35) - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

O sangue de Jesus tem poder e nos livra e nos redime porque é puro, inocente e nele não existe pecado. É por isso que precisamos crer no sacrifício de Jesus. Crer que o seu sangue derramado me purifica dos pecados e me coloca em condições de retornar à plena comunhão com Deus e que me livra da divida com o diabo. O sangue de Jesus é a sua vida derramada, até a sua última gota para pagar o preço por cada um de nós.
O sangue de Jesus nos redime;
O sangue de Jesus nos purifica;
O sangue de Jesus nos resgata;
O sangue de Jesus nos compra;
O sangue de Jesus traz a luz onde há trevas;
O sangue de Jesus liberta;
O sangue de Jesus cura;
O sangue de Jesus nos leva a uma nova vida junto ao Pai
      Somos justificados pelo sangue de Jesus e sendo assim podemos afirmar que somos justos porque Jesus nos substituiu, Jesus sofreu a pena em nosso lugar. O pecado entrou na origem de tudo e destruiu a imagem e semelhança que existia entre o homem e Deus, mas Jesus vem e reconstrói a imagem e semelhança do homem com Deus.
      Jesus foi o único que poderia morrer em carne e ressuscitar e isso foi o que trouxe a vitória sobre o pecado, automaticamente sobre o maligno, porque se fosse um homem de origem pecaminosa, devedor, morreria e não ressuscitaria, mas sendo o único filho legítimo de Deus, sem pecado,sem dívidas sem manhas, sem rugas, imaculado, Ele pôde ressuscitar da morte .

(Romanos 6:4) - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
(Romanos 6:5) - Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;

Jesus abriu o caminho para voltarmos ao Pai. Quando Jesus ressuscitou nos deu o direito de renascer com Ele e esse direito ninguém pode tirar.
(I Corintios 6:14) - Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
Essa é a Palavra de Deus nos garantindo um renascer:
(I Corintios 15:21) - Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
(I Corintios 15:22) - Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

Com isso eu acabo de descobrir que existe uma solução para mim e que essa solução é viver uma vida em Cristo, com Cristo e para Cristo Jesus e através dessa vida estar caminhando em direção ao Pai. Isso se dá em um processo de santificação, como discípulo de Jesus, vivendo como Jesus viveu santos e irrepreensíveis, filhos conforme a vontade do Pai. Precisamos nesse momento nos decidirmos e fazer essa aliança com Deus: Eu dou a minha vida a Jesus e descido de agora em diante viver para Ele, com Ele e por Ele. Eu entrego a minha vida a Jesus e tomo posse dessa benção, Amém.



Comentários