Primeiro é importante trazer a tona o real motivo de nos reunirmos (congregar)...O relacionar ou congregar está ligado diretamente a vida de relacionamento e comunhão com Cristo através de sua noiva ( a eclésia) Isso nos arremete a relacionamento...
Em (Gênesis 1:27-28) temos a visão clara de que o proposito de Deus ao criar o homem é de ter uma grande família de muitos filhos à sua própria imagem, e encher a terra com uma família que expressasse a sua glória e autoridade.
Na verdade cada um de nós somos o prédio vivo, que Deus criou e sustem para ser a sua habitação. A palavra igreja deriva da palavra grega Eclésia, que traduzida quer dizer... "Chamados para fora" Isso nos leva ao grande chamado de uma vida cristã que está escrito no evangelho de Mateus 28:18-20:
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Na carta aos corintos Paulo disse que “cada um” será julgado “perante o tribunal de Cristo” (2 Coríntios 5:10). Não seremos julgados coletivamente como comunidades.e necessário esclarecer um engano que existe no nosso meio cristão de o prédio é a igreja, não isso não e verdade! Em Efésios 2:20 diz... No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Então entendo de que o prédio vivo, criado e estabelecido para a morada de Deus, sou eu e você.
Nos livros da bíblia vemos que a reunião de pessoas para cultuar a Deus existe desde a primeira família criada e estabelecida por Deus, no caso, Adão e Eva, foram criados, todos os dias, mais precisamente na viração do dia Deus vinha ter um tempo de relacionamento com o homem e a mulher.
Mas o que é congregar?- Congregar é reunir, agregar e juntar. Para nós cristãos, congregar é nos reunirmos em nome de Jesus, para nos edificarmos mutuamente, adorarmos a Deus comunitariamente e nos equiparmos para a evangelização do mundo. Tenho certeza de que é isso que Jesus espera de cada um de nós.“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Mateus 18.20.
O papel das congregações ou comunidades cristã é de refletir Jesus ao mundo e isso é feito, através de uma entrega e busca do Espírito Santo, o qual nos revela a verdade eterna e nos leva a conhecer a toda a verdade. Em João 8:32 está escrito:
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32
Algumas pessoas, compreendendo estes fatos, chegam à conclusão que a vida cristã não tenha nada a ver com vida em comunidade. E assim entendem que podem frequentar uma se quiser, mas também pode usar o tempo igualmente bem recebendo amigos em casa, passeando no shopping ou indo pescar. Pode comunicar com Deus em qualquer lugar, então quem precisa de igrejas?
Antes de descartar ou desprezar a igreja na sua vida, não seria importante ver o que Deus diz a respeito dela?
A igreja (grego, eclésia) é um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado e pertencerem a Cristo. Jesus prometeu edificar a eclésia dele (Mateus 16:18). Deus comprou a mim e você com seu próprio sangue no sentido que ele comprou cada pessoa salva (Atos 20:28; cf. 1 Coríntios 6:20).
Paulo frisou a importância de procedimento adequado “comunidade de Deus, coluna e baluarte da verdade” (1 Timóteo 3:15). Embora a eclésia não salva, ela tem um papel fundamental na divulgação do evangelho.
Quando se trata da responsabilidade de participar de uma comunidade, uma congregação local, o Novo Testamento não deixa dúvida. Além de muitos exemplos no livro de Atos e referências nas epístolas, encontramos instruções específicas que exigem a nossa participação nas reuniões de uma comunidade. O autor de Hebreus claramente condena a atitude de pessoas que deixam de se congregar, porque negligenciam seu papel importante na edificação mútua (Hebreus 10:23-27).
A religião nos ensina a assistir um culto mas em Romanos 12 vemos claramente de que a nossa participação deve ser ativa e não apenas assistir o culto, mas viver uma vida cotidiana de culto ao Senhor, 24x7. Não devemos ir às reuniões em uma posição de receber mas de se doar ao Espírito Santo para que Ele faça e estabeleça a boa e nova transformação que está no coração de Deus para nossas vidas.
Outras instruções exigem a nossa participação nas reuniões da comunidade para:
- Participar da Ceia do Senhor (1 Coríntios 11:17-34; cf. Atos 20:7);
- Para juntar ofertas (1 Coríntios 16:1-3; Atos 4:36-37; 5:1-2);
- Para resolver questões de pecado na congregação (1 Coríntios 5:4-5);
- Para enviar missionários aos campos de colheita, segundo a direção do Espírito Santo;
- Para edificarmos uns aos outros;
- Para orarmos pela cidade, nação, autoridades, famílias e perdidos;
- Para louvar ao Senhor hinos de louvor e edificação (Efésios 5:19-21)
- Para ensinar a palavra do Senhor (1 Coríntios 14:26)...
Pessoas que negligenciam estas responsabilidades, não participando dos cultos da congregação, desobedecem a Deus. Pecam contra os irmãos e contra o Senhor.
Seja fiel na sua participação em uma congregação local. E não deixe de examinar tudo para verificar que a igreja onde você congrega esteja realmente alinhada aos propósitos de Deus (1 Tessalonicenses 5:21-22).
Não olhe para a ação das pessoas, pois não temos a delegação de juízes, para julgar ninguém e quem já acusa, infelizmente ainda não entendeu o seu proposito de existência e está debaixo do julgo de Satanás. Lembre-se o motivo de você se unir a outros irmãos ( tão ou mais imperfeitos do que você ) é de buscar e viver a semelhança de Cristo na terra. O viver em comunidade é também o aplicar do mandamento que o Dono da igreja nos entregou em Mateus 22:37-40
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Comentários
Postar um comentário